O-que-é-ccb

O que é CCB? Cédula de Crédito Bancário [2023]

Aqui explicaremos o que é CCB, se é seguro, qual a remuneração, diferenças entre CCB e CDB e se realmente vale a pena ter um CCB em carteira diante das outras opções no mercado. Afinal, por que a Cédula de Crédito Bancário está crescendo tanto no Brasil em 2022? Confira:

O-que-é-ccb
CCB – Cédula de Crédito Bancário

O que é CCB?

O CCB (Cédula de Crédito Bancário) é um título de crédito extrajudicial, regulamentado pelo Banco Central, de execução direta através de instituição financeira, trazendo transparência e ações rápidas sem a necessidade de julgamento em juízo. Permitindo assim, em caso de inadimplência, que as cobranças sejam feitas sem recorrer à processos na justiça. 

Em suma, o CCB é um documento que formaliza e atesta que um empréstimo financeiro será devidamente pago. Sendo assim um título de crédito.

Além de um simples título de crédito 

Analisando mais a fundo, o CCB não é um simples título de crédito. Podemos dizer que o CCB é um modelo de negócio que cria uma conexão entre investidores, ou pessoas que possuem reservas financeiras (sobra de caixa) agora (isto, claro, após a construção das suas reservas de liquidez e de oportunidade) e tomadores, ou pessoas que precisam destes recursos para o crescimento de seus projetos. Dessa forma os investidores acabam tendo acesso a um título de renda fixa com crédito privado, obtendo previsibilidade de seu retorno no médio/longo prazo.

Todo este processo no fim acaba aliando a expectativa de retorno (remuneração)  de quem disponibiliza os recursos à capacidade de pagamento diante da geração de riqueza do tomador dos recursos. Dessa forma, cria-se um ambiente que conecta os provedores com os tomadores.

Neste modelo de negócio, uma fintech (como a AJX Capital) pode emitir este título de crédito extrajudicial, com remuneração pré-definida (ou não) mediante à MP no 1.925-15, de 14 de dezembro de 2000.

Não apenas uma fintech pode emitir um CCB. Pessoas físicas ou jurídicas também podem, desde que tenham como respaldo uma instituição financeira, que traz toda regularidade da operação diante da MP no 1.925-15, de 14 de dezembro de 2000.

Para que esta operação atenda todas as regularidades e os mais altos níveis de exigência ligados à clareza e à transparência, precisa-se atender todos os critérios de governança organizacional exigidos pelos reguladores. Nós, da AJX Capital, prezamos muito por atender todos estes pontos. Acreditamos que, quando se tem clareza e transparência, cria-se menos atrito na relação com os nossos clientes e também com os órgãos reguladores, tornando tudo mais fácil para todos.

Quem pode fazer aportes em CCB? 

Qualquer pessoa pode adquirir um CCB. Assim, por se tratar de um título de renda fixa, o CCB é uma boa alternativa de aporte para as pessoas de perfil mais conservador, apesar de também ser uma ótima composição em carteiras mais moderadas ou até agressivas.

CCB é seguro?

Sim, o CCB é considerado seguro. Isso se deve pois é um investimento amparado pela Lei nº 10.931 de 02 de Agosto de 2004. Além disso, ele possui outras seguranças. O CCB tem por obrigação oferecer reais garantias ao investidor, como imóveis ou qualquer outro bem que sirva de garantia real.

A CCB AJX Capital também conta com a Conta Escrow, que é uma conta garantia, assegurando o não desvio de finalidade daqueles recursos. Assim, garante-se a segurança e proteção financeira de ambas as partes.

Qual a remuneração do CCB?

Os ganhos podem ser de até 6% + a Taxa Selic. Por exemplo, chegando até 21% ao ano.

Como aportar em CCB?
Acesse nosso site, clicando aqui. Escolha um dos lotes disponíveis para aporte. Após isso, faça seu cadastro com os documentos pedidos, ou faça login, caso já tenha uma conta. Tudo online, fácil e seguro.

Após este processo, você fará uma análise junto a um dos nossos profissionais. Assim, poderemos iniciar uma conversa sobre como melhorar sua vida financeira como um todo e então decidir qual dos nossos lotes disponíveis é mais adequado, conforme você julgar que seja interessante para você.


Aqui na AJX Capital, o CCB dá acesso a qualquer um que julgue a CCB como um bom veículo de diversificação de recursos e quer começar a investir, visando sempre ingressar em um patamar distinto, tanto em remuneração quanto em previsibilidade/segurança.

Diferenças entre o CCB e CDB, além de demais investimentos

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o CCB (Cédula de Crédito Bancário) são dois títulos emitidos por instituições financeiras. Ambos os papéis são considerados de renda fixa, mas possuem algumas diferenças:

  1. Garantia

 O CCB conta com garantias reais ao investidor, como imóveis ou demais bens que possam servir como garantia real.

Já o CDB conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, o FGC, cobrindo até o valor de R$250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais).

É bom relembrar que, apesar de terem garantias diferentes, ambos títulos são considerados muito seguros.

  1. Remuneração

O CCB pode gerar rendimentos muito mais atraentes do que o CDB. Esses ganhos podem ser de até 6% mais a Selic. Por exemplo, chegando até 24% ao ano, algo muito difícil de se encontrar em CDBs.

  1. Liquidez

Como os investidores são aqueles que existem em maior quantidade no mercado, a falta de CCBs acessíveis é uma realidade do produto atualmente.

Ao contrário do CDB, o CCB não tem tanta liquidez, e sua oferta no mercado é um pouco menor. Seja por conta da lei que permite sua existência ser nova, seja pelo fato de que, por sua remuneração ser bem maior, os bancos geralmente reservam sua oferta aos clientes de maior patrimônio, os chamados Private.

Remuneração do CCB (Cédula de Crédito Bancário) em relação a outros

No final das contas, vale a pena aportar em CCBs?

Sim, principalmente visando a diversificação e não a massificação dos recursos. Diante do cenário dos investimentos em 2022, o CCB se tornou uma ótima opção para quem quer ter um bom investimento com segurança. Isto pois, considerando os outros investimentos de renda fixa no mercado (como o CDB), o CCB cada vez mais se destaca, pois tem boa remuneração (geralmente acima de outros títulos de renda fixa do mercado) e é seguro.

Porquê fazer aportes em CCB com a AJX Capital?

Com certeza o que nos faz mais próximos de você, cliente, é nosso atendimento personalizado.

 Estamos dispostos a conversar sobre sua saúde financeira como um todo, antes de qualquer outra coisa. E também estamos de olho no mercado, assim sempre estamos atentos às novas oportunidades e modelos de negócio. Para nos mantermos competitivos, prezamos por entregar remuneração diferenciada aos nossos parceiros!

-> BÔNUS: Por que o CCB não é um investimento tão falado no mercado financeiro? 

Porque somente em  2018, foi criada a chamada Lei das Fintechs, possibilitando então, no Brasil, a criação das IFs (Instituições Financeiras), das SCDs (Sociedade de Crédito Direto) e SEPs (Sociedade de Empréstimo entre Pessoas).

E qual era o objetivo dessa nova legislação? Eram os seguintes:

  • Democratização
  • Desburocratização
  • Acesso
  • Inclusão

Com isso, aquecendo o mercado, gerando novos tipos de negócios, em um ambiente regulado, interligando investidores a tomadores e trazendo oportunidades novas até então em toda a cadeia produtiva.

O novo cenário permite, em ambiente regulado, uma maior competitividade, com menor burocracia, em estruturas de investimentos enxutas, com margens maiores para remuneração de seus clientes.

Assim, por ser uma novidade recente no mercado, e por ser um modelo de negócio diferente do que as corretoras e bancos tradicionais costumam oferecer, o CCB não é tão comentado pelos investidores em geral, apesar de ser uma ótima opção para a composição de carteiras que visam rentabilidade e segurança.

Invista com segurança
Veja aqui as oportunidades que você tem com a AJX Capital
plugins premium WordPress

A AJX Capital é uma instituição devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) para realizar consultoria em valores mobiliários, conforme estabelecido pelo Ato Declaratório CVM n° 19.774, datado de 27 de abril de 2022. Além disso, é importante mencionar que a emissão das Cédulas de Crédito Bancário – CCB (um título cambial de responsabilidade de instituições financeiras ou entidades autorizadas a operar pelo Banco Central do Brasil, conforme definido no artigo 45-A da Lei nº 10.931, de 2 de agosto de 2004) ocorre de maneira independente da atividade de consultoria em valores mobiliários.

Essas Cédulas de Crédito Bancário – CCB são emitidas em nome de instituições financeiras ou entidades autorizadas a operar pelo Banco Central do Brasil e têm diferentes finalidades: (i) representar direitos de crédito; (ii) garantir obrigações; ou (iii) monitorar fluxos de recursos e possíveis inadimplências até a liquidação final. Recomendamos a leitura minuciosa da Cédula de Crédito Bancário – CCB para mais detalhes.

É relevante enfatizar que a Cédula de Crédito Bancário – CCB não é considerada um valor mobiliário, conforme definido no artigo 2° da Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976. Portanto, ela não está sujeita à jurisdição da CVM. Nesse contexto, a AJX Capital esclarece que: (i) as Cédulas de Crédito Bancário – CCB não fazem parte de sua atividade de consultoria em valores mobiliários; a empresa também se abstém de recomendar esse tipo de investimento para estar em conformidade com as regulamentações atuais; (ii) a empresa não está envolvida nas operações relacionadas à Cédula de Crédito Bancário – CCB; (iii) não comercializa ou distribui valores mobiliários; e (iv) não oferece serviços de gestão de recursos de terceiros.

Diante de todas essas informações, a AJX Capital reafirma seu compromisso em operar dentro das diretrizes regulatórias e destaca sua postura responsável em relação às Cédulas de Crédito Bancário – CCB, mantendo a transparência e a conformidade em suas atividades.